Agra – O Taj Mahal

Não é qualquer palácio que pode se dar ao luxo de ter a história, a mística, a fama e ainda constar entre as Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Agra faz parte do famoso “Triângulo Dourado” vendido por qualquer agência de viagens, e  que compreende Delhi, Jaipur e Agra. Como faço meu próprio roteiro, só uso agências para uma necessidade extrema. Saindo de Delhi, a viagem até Agra leva aproximadamente 3 horas por meio terrestre. Como deve-se sair muito cedo para evitar o rush da manhã na capital, o café é tomado na estrada. Há atrações ao longo do caminho como Fatehpur Sikri, uma cidade fantasma com mais de 500 anos e a 40 km de Agra. Fatehpur Sikri será tema de outro post. A conclusão do Taj se deu em 1653, após 22 anos de construção, 20 mil operários e 1000 elefantes dando suporte à construção.  Shah Jahan, imperador mogol, ordenou a construção do palácio como homenagem a falecida esposa  Aryumand Banu Begam, sua favorita. A chegada ao Taj Mahal se dá pé, de tuc-tuc ou ricksha, após percorrida a distância de 1 km da entrada em sua área propriamente dita.

A estrada para Agra, o café na casa de nosso motorista, que nos convidou, e uma parada no caminho

Chegada a área do Taj, compra de ingressos e filas separadas de homens e mulheres para revista de segurança. Indianos  e estrangeiros pagam preços diferentes, como na maioria das atrações no país

Entra-se na fila determinada, passa-se pela revista e finalmente alcança-se o portão que permite a primeira vista do Taj ao longe. É de cair o queixo esta primeira visão… devo dizer que na segunda, na terceira e em outras vezes, esta primeira visão também faz cair o queixo! Nesta entrada pelo portão que permite a vista inicial, sempre há um aglomerado de pessoas tirando fotos e, para tirar sua própria foto com o Taj ao fundo, deve-se achar uma brecha entre os turistas ou ter a sorte de pegar este ângulo vazio por um momento.

A visão inicial pelo portão de entrada com a pequena multidão deslumbrada com a cena, uma foto que consegui sem gente ao lado, e os visitantes passeando pela área do palácio

No link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Taj_Mahal, pode-se encontrar várias histórias sobre a construção do palácio, material utilizado, problemas encontrados, seu uso político e religioso e muito mais. O Taj divide sua enorme área com o Red Fort de Agra, não menos belo, pelo menos para mim. Falarei do Red Fort de Agra em outro post.

A enorme área onde está o Taj Mahal e ao lado o Red Fort de Agra

 O Taj ao fundo, eu e uma amiga em outra ida 

Detalhes dos mármores, corredor de entrada e a porta de saída

É obrigatório o uso de pantufas nas dependências do palácio e na própria área externa de mármore. Fotos dentro do palácio também são proibidas. Um passeio imperdível é feito de barco à noite pelo rio Yamuna em volta do Taj, principalmente se estiver lua cheia.

CAM00349

Como em toda a Índia, grupos de escolares são vistos em todos os monumentos históricos do país. O Taj Mahal não foge à regra

Noite de lua cheia e turistas num dos barcos de passeio noturno

O passeio ao Taj Mahal também pode oferecer passeio de camelo em volta da área externa do palácio

Eu relutei em ir ao Taj Mahal nas primeiras vezes em que fui à Índia. Ao conhecê-lo, me arrependi de não ter ido antes! Não só é lindo de cair o queixo, como também Agra pode oferecer outras atrações além dos palácios principais, o Taj e o Red Fort. Há ótimos locais para compras, excelentes hotéis e restaurantes, locais para práticas de yoga e meditação e muitas atividades culturais. Agra hoje é parte obrigatória do roteiro dos grupos que viajam comigo, afinal, quem é que vai à Índia e não quer conhecer o Taj Mahal? Obrigado pela leitura!

EM NOVEMBRO 2019 LEVAREI O PRÓXIMO GRUPO À ÍNDIA. CONHEÇA TODOS OS DETALHES DESTA MARAVILHOSA VIAGEM COM GUIAS EM TODOS OS LOCAIS, HOTÉIS CONFORTÁVEIS, PASSEIOS HISTÓRICOS, CULTURAIS E ESPIRITUAIS!

CLIQUE NA FIGURA ABAIXO. VOCÊ SERÁ ENCAMINHADO AO SITE “MEDITAÇÃO RIO” E TERÁ TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA IR CONOSCO. SE PREFERIR LIGUE PARA OS TELEFONES: (21) 994921557 Ricardo Mendonça e (21) 979792000 Alessandra Santos

India Novembro 2019_1

PDF

AP O I O

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s