Jaipur – Terra dos Maharajas

No estado do Rajastão fica Jaipur, sua capital. Muito procurada por turistas e divulgada por agências de viagens, Jaipur mostra uma parte da história da Índia rica, poderosa e cheia de facetas, capital das pedras preciosas e rota da seda. Não muito distante ficam Jodhpur, Udaipur e Jaisalmer, todas estas cidades fazem referência à cores utilizadas em suas construções. Jaipur é chamada também de “Cidade Rosa” em função de muitas de suas construções terem sido feitas com arenito rosa, o que dá o visual característico da cidade.

O Hawal Mahal (Palácio dos Ventos) e seus tons característicos

Pouco antes da entrada da cidade fica o Monkee Temple local, onde já estive algumas vezes. Além do grande número de macacos que lá vivem, há locais para retiros de yoga e meditação. Ao chegar devemos ter cuidado com objetos nas mãos, pois os macacos são mestres em pegar tudo o que está fácil e ao seu alcance. Ao passar a entrada do templo e sua área interna baixa, encontramos uma grande escada que leva ao lago, onde são feitas cerimônias e meditações. Há uma grande flor de lótus construída no meio do lago.

Aspectos do Monkee Templo: entrada, escadarias, lago, macacos, flor de lótus e os centros de yoga e meditação

O Ajmer Gate é porta de entrada do Pink Market, o maior mercado popular de Jaipur. Lá encontra-se quase tudo o que se possa imaginar, de temperos a roupas, brinquedos e eletrônicos, tecidos variados, sapatos, pashminas e muito mais. O trânsito nas imediações é caótico e, certa vez, levei alguns minutos para conseguir atravessar uma rua dentro do mercado. Lá não se acha mercadorias de excelente qualidade, mas para comprar o básico e curiosidades é muito bom e variado.

O Ajmer Gate e o interior do Pink Market com sua infinitas ruas e lojas multicoloridas

A orla do lago de Jaipur é bem concorrida e concentra um bom número de restaurantes, camelôs, lojas e pode-se fazer um passeio de camelo. Indianos e turistas caminham por lá diariamente apreciando o visual. O Lake Palace ou Jal Mahal, palácio das águas, é um palácio construído dentro do lago e que é acessível por barcos de passeio. Sua história envolve muitas reformas e mudanças de estruturas, em função da constante variação do nível das águas.

O Lake Palace acima e um dos restaurantes da orla, com show típico de música e dança. Na foto abaixo um amigo brasileiro e o Ali, motorista de uma das idas a Jaipur

Uma das grandes atrações de Jaipur é o Amber Palace, construido em 1592 como uma fortaleza na cidade de Amber, 7 km de Jaipur e atualmente incorporada ao município. Está localizado no topo das colinas e em frente ao Maotha lake. Toda sua construção é de arenito e mármore branco e seu interior, salões, quartos, áreas de reunião, em mármores variados, prata e espelhos, uma combinação luxuosíssima! Para se chegar ao Palácio deve-se ir de elefante por um caminho estreito de mão dupla; elefantes sobem e descem ao mesmo tempo levando turistas.

Entrada e subida de elefante para o Amber Fort

A subida ao Amber Fort é feita tradicionalmente de elefante, num trajeto de aproximadamente 10 minutos até o topo do morro onde fica o palácio. Sua área interna é imensa com jardins e caminhos intermináveis, o que torna uma visita com menos de duas horas inviável para conhecer um pouco do local.

Os elefantes acima e na volta do Forte brinquei de encantador de najas…

A riqueza do interior do Amber Fort e seu show noturno de luzes

Por sugestão de nosso motorista numa das viagens, resolvi conhecer um templo de Ganesha no alto de um morro na cidade. Não contava que a subida era tão longa e íngreme… no caminho conheci um senhor que disse subir diariamente há mais de 20 anos as escadarias para limpar o templo e fazer suas orações. Valeu a pena o esforço, pois mesmo muito simples, o templo tinha uma vibração maravilhosa. Depois de mais de 30 minutos subindo recebi a benção de um sacerdote que organiza as atividades do local, meditei e curti a vista panorâmica do alto do morro.

A subida até o templo de Ganesha e o Dennis, motorista que me indicou a visita

Eu estava estudando o hindi, idioma oficial do país e tive por duas vezes a oportunidade de estar pessoalmente com minha professora Shraddha Pandey, que mora em Jaipur. Na primeira vez, fui convidado por ela e seu marido Jay Bodh para jantar num clube inglês muito bonito e, dois anos, depois quando voltei, jantei em sua casa com uma amiga . Eu estudava com ela pela internet via Skype, do Rio de Janeiro, e retornarei aos estudos em breve!

Eu, minha professora e o marido. Na outra foto uma amiga conosco

Uma das grandes atrações de Jaipur é o City Palace, ainda habitado pelo Maharaja do estado e sua família, entretanto só temos acesso a algumas áreas do palácio. Como todos os palácios na cidade, sua decoração é extremamente luxuosa e detalhista em azulejos, pedras e jogos de luzes com o sol. O labirinto de salas e corredores é enorme e merece uma atenção especial todo o trabalho dos constutores e artistas que o construiram. Na entrada um gostoso café nos convida ao descanso após muito caminhar.

Entrada do City Palace

O Jaigarh Fort abriga o maior canhão sobre rodas já construido. Atualmente fica protegido num galpão contra os excessos da chuva e do sol. O Jaigarh Fort era um complexo de fortes que inclusive abrigava o Amber Fort. Ambos ainda se conectam por um túnel.

Jaigarh Fort

Excelentes hospitais da medicina Ayurveda e medicina chinesa são encontrados em Jaipur, dentre eles o Instituto Nacional Ayurveda e o Instituto Indiano de Acupuntura. Certa vez uma amiga que viajava comigo teve um “travamento” na coluna e após 2 sessões com o Dr. C.L Nagpal não sentia mais nada e continuou a viagem com ótima saúde.

O hospital onde trabalha o Dr. Nagpal e o Instituto Indiano de Ayurveda em Jaipur

Jaipur é uma cidade grande e como tal, tem seus problemas de deslocamento urbano, muito trânsito, muitas obras constantemente, comércio intenso e barulho. Por outro lado oferece muito da vida e cultura da Índia através de seus monumentos, palácios, museus, restaurantes, teatros, cinemas, shoppings e mercados populares espalhados por toda a cidade. É um local que vale a pena conhecer com pelo menos 4 dias inteiros disponíveis. Se tiver mais tempo não deixe de fazer o tour de camelo pelo deserto próximo, dormir nos acampamentos sobre a areia e conhecer a vida dos nômades. Para quem gosta de aventura é um passeio imperdível! Obrigado pela leitura!

EM NOVEMBRO 2019 LEVAREI O PRÓXIMO GRUPO À ÍNDIA. CONHEÇA TODOS OS DETALHES DESTA MARAVILHOSA VIAGEM COM GUIAS EM TODOS OS LOCAIS, HOTÉIS CONFORTÁVEIS, PASSEIOS HISTÓRICOS, CULTURAIS E ESPIRITUAIS!

CLIQUE NA FIGURA ABAIXO. VOCÊ SERÁ ENCAMINHADO AO SITE “MEDITAÇÃO RIO” E TERÁ TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA IR CONOSCO. SE PREFERIR LIGUE PARA OS TELEFONES:  (21) 994921557 Ricardo Mendonça e (21) 979792000 Alessandra Santos

India Novembro 2019_1

PDF

A P O I O 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s